Quem Somos?
O Início
Datava-se o ano de 2013 quando iniciou efetivamente o projeto da Escola de Karate de Portimão.
Movido por um sonho, movido pela dedicação e pela persistência, João Miguel Paula iniciou este projeto com a sua génese na Escola da Bemposta em Portimão.
O projeto começou com uma turma de 7 indivíduos, com um espaço, e com uma Renault 4L.
Os métodos de ensino característicos do Sensei João Paula, assim como a sua excelente capacidade comunicativa, perfizeram com que o crescimento do embrião da Escola de Karate de Portimão fosse rápido e digno iniciando a época 2013/2014 com cerca de 30 praticantes.
Ao mesmo tempo que a Escola crescia no espaço principal de treino (Escola da Bemposta), o Sensei João Paula chegava às crianças através da sua presença nos colégios da Penina e João Paulo II em Portimão, dando a conhecer o seu trabalho à população em geral.
Crescimento, associação e o "hombu dojo"
O anos passaram e o nome da Escola de Karate de Portimão e do Sensei João Paula foram-se afirmando na cidade, refletindo-se no número de praticantes que aumentavam substancialmente de época para época.
Com o desenrolar das aulas e dos atletas deu-se inicio a uma turma de competição com um trio bastante conhecido por todos nós (Sensei Daniela Santana, Sensei Tiago Paula e Senpai Nuno Martins), mais conhecidos por “Os Matraquilhos” . Juntos percorremos Portugal inteiro e fomos aprimorando aos poucos as técnicas e táticas que conhecemos hoje.
Com o sucessivo crescimento e com a necessidade de se treinar nas interrupções letivas, foi criado um espaço que viria a ser o “Hombu Dojo”. Fruto de um grande investimento e do trabalho manual dos Matraquilhos , do Sensei João Paula e do nosso Carlinhos, o sonho do nosso Dojo, da nossa casa foi realizado. A partir daí os treinos de competição e treinos especiais eram realizados neste espaço bem conhecido por todos nós, ainda que com características muito diferentes das de hoje.
Com a criação de um espaço próprio e com a concretização do titulo de treinador grau II do Sensei João Paula, passamos à fase seguinte e criamos uma associação sem fins lucrativos (Maio de 2016), a Escola S. Karate Portimão – Associação.
ANAM, Expansão, estado atual
Em 2018 Filiámo-nos à Associação Nacional de Artes Marciais (ANAM), uma das maiores associações de karate do país, com um conselho técnico digno e exigente, liderado pelo Sensei João Cardiga, 7º Dan, mas sempre com uma postura afável e próxima. O conselho técnico da ANAM desloca-se 2 vezes por ano ao Japão transmitindo-nos diretamente da fonte os mais ricos conhecimentos do Karate-Do. Hoje temos orgulho de ser parte integrante da ANAM e “respiramos” diariamente o Karate ANAM.
Com o passar dos anos formamos alguns instrutores e outros juntaram-se a nós, possibilitando a expansão da nossa escola por outros conselhos, neste caso, Silves primeiramente e Lagoa posteriormente.
Atualmente a Escola de Karate de Portimão conta com 7 instrutores certificados pelo IPDJ e conta com 6 locais de treino diferentes nos concelhos de Portimão, Silves e Lagoa. No total temos cerca de 250 atletas que treinam regularmente, dos quais 30 participam regularmente em competições.
Organizamos anualmente uma Gala de Natal e um Open internacional em Portimão.
Participamos pela primeira vez em dezembro de 2023 num evento internacional, no caso, o Europeu de Karate Shotokan, com os atletas convocados pela LPKS, Pedro Paula e Madalena Jacinto, ambos medalhados.
Atualmente contamos com vários medalhados nacionalmente e estamos em vários escalões no TOP 10 do ranking nacional da FNK-P.
Contamos com diversas crianças, jovens, adultos e seniores que seguem a filosofia do karate-do e que praticam regularmente para o seu lazer e bem estar. Com frequência chegam a cinto negro vários praticantes da nossa escola, através de um exame de graduação exigente em Odivelas com o conselho técnico da ANAM.
Vem fazer parte da nossa história!